Manutenção de Placa Principal
Grande parte dos defeitos da placa mãe têm concerto, isso vai depender muito da vontade de quem for concertar essa placa e da disponibilidade de peças. A maioria das pessoas devido aos altos valores cobrados pelos técnicos resolvem comprar outra.
Montagem por partes:
1ª A pesquisa por defeitos numa placa de CPU envolve testes com o menor número possível de componentes. Primeiro ligamos a placa do CPU na fonte, no botão Reset e no altifalante.
Instalamos também a memória RAM, mesmo em pequena quantidade. O PC deverá funcionar, emitindo beeps pelo altifalante. A partir daí, começamos a adicionar outros componentes, como o teclado, a placa de vídeo, e assim sucessivamente, até descobrir onde ocorre o defeito. Nessas condições, o defeito provavelmente não está na placa de CPU, e sim noutro componente defeituoso.
Os piores casos são aqueles em que a placa do CPU fica completamente inactiva, sem contar a memória, sem apresentar imagens nos vídeos e sem emitir beeps. O problema pode ser muito sério.
2º Conferir os jumpers
Todos os jumpers da placa do CPU devem ser verificados. Erros na programação dos relógios e voltagens do processador impedirão o seu funcionamento. Também é preciso verificar se existe algum jumper relacionado com as memórias. Algumas placas possuem jumpers para selecionar entre memória de 5 volts e memória de 3,3 volts. Os módulos FPM e EDO operam com 5 volts, já os módulos SDRAM operam em geral com 3,3 volts, mas existem modelos de 5 volts.
As placas de CPU possuem ainda um jumper relacionado com o envio de corrente da bateria para o CMOS. Se este jumper estiver configurado de forma errada, a placa de CPU poderá ficar inactiva. Verifique portanto como este jumper está programado.
3º Chipset danificado
Quando temos uma placa de diagnóstico, a detecção de problemas pode ser muito facilitada. Mesmo quando a placa de CPU está inactiva, alguns códigos de POST podem ser exibidos. Se o código do POST diz respeito a um erro nos controladores de DMA, controladores de interrupção ou ''timmers'' (circuitos que fazem parte do chipset), podemos considerar a placa como danificada, já que não será possível substituir o chipset.
Fonte: www.grundial.blogspot.com
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário