quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cooler

Dissipador de calor é o nome dado a um objeto de metal sendo geralmente feito de cobre ou alumínio, que pelo fenômeno da condução térmica e uma maior área por onde um fluxo térmico pode se difundir, maximiza o nível de dissipação térmica de qualquer superfície que gere calor. Sendo assim, dissipadores de calor tem o objetivo de garantir a integridade de equipamentos que podem se danificar com o calor gerado por seu funcionamento. Um dissipador de calor é usado geralmente se e somente se a fonte de calor possui uma elevada densidade de fluxo (grande fluxo de calor por unidade de área), sendo por exemplo componentes de hardware equipamentos que satisfazem essa condição, como processadores centrais de computadores e video games, processadores gráficos, entre outros.
Aos dissipadores dotados de uma ventoinha acoplada em sua superfície, damos o nome de cooler, sendo esses soluções ativas de refrigeração, enquanto que os dissipadores sem ventoinha são passivos nesse aspecto.

Fonte: Wikipédia

Cuidados a ter na limpeza dos componentes

Um passo a passo simples de como manter seu computador limpo.
Todos decerto concordam que a limpeza da casa é algo que se deve fazer com certa frequência, e também devem concordar que o computador faz parte da lista de coisas que acumulam sujidade e precisam de ser limpos.
Mas o que muitos não sabem é que não basta simplesmente passar um espanador no computador para limpá-lo.

Recomendações
1.Desligue o computador e retire-o da tomada;
2.Nunca use água para limpar o gabinete por dentro;
3.Nunca retire as teclas de um notebook;
4.Lembre-se de que em geral os componentes do computador são sensíveis, logo, seja delicado para não prejudicar o funcionamento do seu computador.

Material necessário
Para fazer a limpeza completa precisará de:
•Três panos diferentes;
•Cotonetes;
•Palito de dentes;
•Detergente;
•Água;
•Aspirador de pó;
•Pincel de cabo longo e cerdas macias;
•Secador de cabelos com ar frio;
•Folha de jornal;
•Chave de fendas;
•Pinça;
•Algodão;
•Lata de ar comprimido.

Teclado
Operação Básica
Primeiro, vire o teclado de ponta-cabeça e sacuda-o para tirar parte da sujidade (coloque uma folha de jornal debaixo para não sujar o chão). Utilize agora a lata de ar comprimido para desgrudar um pouco da sujidade das teclas, depois, passe o aspirador de pó por cima do teclado.
Então, misture um pouco de detergente com água e humedeça levemente um pano nessa solução, a seguir, passe o pano por cima das teclas para retirar a sujidade que fica acumulada por causa da oleosidade dos dedos. Por último, passe um pano seco no teclado.

Operação Avançada
De vez em quando pode acontecer algumas teclas falharem devido ao excesso de sujidade acumulada debaixo delas. Para alcançarmos tal sujidade, as teclas deverão ser removidas, logo, os passos a seguir exigirão um grau maior de delicadeza.
Antes de retirar as teclas tenha a certeza de que saberá pô-las em seu lugar correcto depois da limpeza. Para isso use a sua imaginação, tire uma foto do teclado, faça um desenho da posição das teclas, enfim, o que achar melhor.
Com a chave de fendas em mãos, posicione-a de maneira a imitar uma alavanca e retire as teclas. No entanto, evite tirar teclas grandes, como a “barra de espaços”, “Enter”, “Shift” e “Caps Lock”, pois poderá ser difícil colocá-las novamente nos lugares iniciais.
Retiradas as teclas, aspire o ar comprimido para facilitar o trabalho. Depois, passe um pano levemente humedecido com a mistura de um pouco de detergente com água para remover as sujidades, (use um cotonete para remover a poeira dos cantos que o pano não alcança). Feito isso, seque o teclado e recoloque as teclas.

Rato
Tanto um rato óptico quanto um de bolinha podem ser limpos da mesma forma, basta humedecer levemente um pano.
Muitas vezes os utilizadores de ratos de bolinha podem reparar que a movimentação da seta se torna difícil repentinamente e “sem motivo”. O que causa tal inconveniente é o acumulo de sujeira dentro do mouse, o que acaba travando a movimentação das roldanas que a bolinha move.
Para remover tal sujidade, vire o rato para cima e retire a bolinha (cuidado, ela é pesada). Depois, pegue num palito de dentes e use sua ponta para tirar a crosta de resíduos nas roldanas do rato, após isso, remova delicadamente a sujidade usando uma pinça. Terminado o processo, meta a bolinha no rato novamente.

Cabos Externos
Esta é a limpeza mais simples e com menos trabalho (se comparada com as outras), pois basta humedecer levemente um pano numa mistura de um pouco de detergente com água, passar nos cabos e depois secá-los com um pano seco. No entanto, tome cuidado para não se esquecer de secar as partes metálicas dos cabos, pois se cometer tal deslize pode significar uma grande dor de cabeça posteriormente.

Monitor
Independente do tipo de monitor que usa (seja ele daqueles “antigos”, de LCD, ou mesmo se não for um monitor e sim uma televisão), deve-se ter bastante cuidado ao limpar a tela dele, logo, escolha bem o tipo de pano a ser usado para evitar riscá-la.
Para limpar a tela do seu monitor, tem duas opções: ou a limpa com um pedaço de algodão levemente humedecido, ou então com um pano igualmente humedecido. Seja qual for o método escolhido, passe um pano seco após limpar a tela.
Para limpar o resto do monitor, basta passar um pano levemente humedecido com água e depois secar com outro pano. No caso do monitor estar muito sujo, pode usar aquela mistura de detergente com água no pano.
É possível também substituir o detergente por álcool (só quando for limpar o monitor, para as outras partes do computador use apenas o detergente). No entanto, utilizar álcool pode fazer o monitor estragar-se com o tempo, por isso não é muito aconselhado utilizá-lo. Se este for o caso, limite-se a apenas algumas gotas e a partes externas, sendo excepção a tela.

Motherboard
A nossa cabeça armazena a parte mais importante do nosso corpo: o cérebro. E assim como nossa cabeça, a motherboard armazena as partes que dão “vida” ao computador, portanto, deve usar o máximo de cuidado ao realizar as operações seguintes.

Exterior
Desencaixe todos os cabos e use um aspirador de pó para aspirar a sujidade das entradas de ar (buracos) da motherboard. Agora passe um pano humedecido com a mistura água-detergente (citada anteriormente) no resto da motherboard, tome cuidado para não deixar qualquer gota cair nas entradas de ar.
Depois, tire o excesso de detergente com outro pano humedecido somente com água, e por último, pegue num pano seco e seque a motherboard. Em certos lugares (como em volta do botão de ligar/desligar) pode usar um cotonete para limpar, nesse caso o pano não dar conta do serviço.

Interior
A limpeza dessa parte é muito importante, pois o desempenho do computador pode ficar comprometido devido ao superaquecimento provocado pelo mal funcionamento dos sistemas de refrigeração interna do gabinete.
O funcionamento indevido de tal sistema geralmente pode ser devido à vida útil do equipamento ter chegado ao fim, ou então ao fato de muita sujeira ter sido acumulada nas ventoinhas, impedindo assim que elas girem o suficiente para evitar o aquecimento excessivo do computador.
Tome muito cuidado com os componentes eletrônicos (quadrados geralmente verdes e cheios de linhas metálicas,) que ficam dentro do gabinete (não passe pano neles!), pois qualquer acidente, por menor que seja, pode prejudicar seu computador.
Use o pincel para varrer, delicadamente, a sujeira das partes onde o aspirador de pó não alcança, até uma área que ele a alcance. Agora, bote um bico fino no aspirador de pó, e aspire a sujeira do cooler (aquele componente que parece um ventilador), a sujeira de todas as entradas de ar e aquela sujeira que foi varrida. Lembrando que para utilizar aspiradores de pó deve-se ter um bico extremamente fino e muito cuidado. Na dúvida, utilize o pincel.
A seguir, pegue um pano seco e use-o para tirar o pó dos fios de dentro do gabinete e para remover a sujeira que resistiu ao aspirador de pó e ao pincel.

Cuidados a ter na abertura da caixa

Os seguintes processos mostram os cuidados a ter na abertura de uma caixa:
- Retirar os parafusos e guardá-los para nao os perder;
- Limpar a placa pelo menos uma vez por ano, tendo sempre cuidado com o pó, porque pode ocorrer o sobreaquecimento do computador;
- Deve-se aspirar o pó com um aspirador. Para fazer bem a limpeza deve-se retirar os componentes e só depois limpar;
- Nunca se deve utilizar nada húmido ou molhado, pois a água oxida os metais;
- Guardar em local seguro os periféricos;
- Usar uma pulseira electrostática.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Manutençao da placa mãe ( Video)

Cuidados a ter na abertura da caixa de um computador

Abertura da caixa
Antes de abrir a caixa, desligue o computador e retire o cabo de alimentação
da tomada.
a) Deite cuidadosamente o computador sobre uma superfície plana para
aceder ao painel lateral da unidade.
b) Exerça pressão sobre o bloqueio da caixa e puxe o painel lateral na sua
direcção para o remover.

Fonte: http://support.acer.com/acerpanam/manuals/acer/0000/userguides/AspireE650_UG_PT.pdf

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Manutenção da Placa Mãe

Manutenção de Placa Principal
Grande parte dos defeitos da placa mãe têm concerto, isso vai depender muito da vontade de quem for concertar essa placa e da disponibilidade de peças. A maioria das pessoas devido aos altos valores cobrados pelos técnicos resolvem comprar outra.
Montagem por partes:

1ª A pesquisa por defeitos numa placa de CPU envolve testes com o menor número possível de componentes. Primeiro ligamos a placa do CPU na fonte, no botão Reset e no altifalante.
Instalamos também a memória RAM, mesmo em pequena quantidade. O PC deverá funcionar, emitindo beeps pelo altifalante. A partir daí, começamos a adicionar outros componentes, como o teclado, a placa de vídeo, e assim sucessivamente, até descobrir onde ocorre o defeito. Nessas condições, o defeito provavelmente não está na placa de CPU, e sim noutro componente defeituoso.
Os piores casos são aqueles em que a placa do CPU fica completamente inactiva, sem contar a memória, sem apresentar imagens nos vídeos e sem emitir beeps. O problema pode ser muito sério.
2º Conferir os jumpers
Todos os jumpers da placa do CPU devem ser verificados. Erros na programação dos relógios e voltagens do processador impedirão o seu funcionamento. Também é preciso verificar se existe algum jumper relacionado com as memórias. Algumas placas possuem jumpers para selecionar entre memória de 5 volts e memória de 3,3 volts. Os módulos FPM e EDO operam com 5 volts, já os módulos SDRAM operam em geral com 3,3 volts, mas existem modelos de 5 volts.
As placas de CPU possuem ainda um jumper relacionado com o envio de corrente da bateria para o CMOS. Se este jumper estiver configurado de forma errada, a placa de CPU poderá ficar inactiva. Verifique portanto como este jumper está programado.
3º Chipset danificado
Quando temos uma placa de diagnóstico, a detecção de problemas pode ser muito facilitada. Mesmo quando a placa de CPU está inactiva, alguns códigos de POST podem ser exibidos. Se o código do POST diz respeito a um erro nos controladores de DMA, controladores de interrupção ou ''timmers'' (circuitos que fazem parte do chipset), podemos considerar a placa como danificada, já que não será possível substituir o chipset.
Fonte: www.grundial.blogspot.com